Descanse suas pálpebras

Deu-se o nome de passado para tudo o que ficou pra trás. Segundo o dicionário, passado se refere a um tempo já findo. Sendo menos diplomático e mais prático, resumimos passado em lembranças, recordações, e saudade, sejam elas de um tempo distante ou não. "Passado" soa frio em nossos ouvidos, por vezes parecendo uma necessidade de esquecimento. Pode ser um adeus doloroso à saudade. Um fim trágico da nostalgia.
Mas não se trata disso, muito menos tem a ver com necessidade. É inevitável: passado, presente e futuro, mas cabe a nós decidir qual vamos viver agora.
Lutamos, muitas vezes, por esquecer uma marca passada e nos esquecemos por completo de que ainda estamos aqui, vivos e esperando por mais um verão. Espera que por sua vez, não é uma ambição. Os anos passam, e passam rápidos demais. Nos prender ao passado é a regressão da mente, que faz com que o coração fique fraco, pois não vive mais o futuro. E que fique claro que futuro não é esperar o tempo chegar. Pelo contrário, ir em busca do tempo, já que não podemos pará-lo.
E onde colocar a saudade? Guarde-a. Talvez lembre de visitá-la quando tiver tempo. Mas não faça dela um uso contínuo.

Descanse suas pálpebras, não fixe os olhos no teto. Saudade é saudade. Provavelmente já lhe disseram que não há tradução.

Foi publicado em jornal, mas tá em tumblr:

http://falagaleraa.tumblr.com/post/1163306710/regina-zanette-deu-se-o-nome-de-passado-para

23 julho 2010